FAQ – Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

O dados pessoais podem ser alterados a qualquer momento durante a inscrição do participante. Após finalizada a inscrição deverá ser solicitada alteração através do e-mail: contato@resmedceara.ufc.br.
Acesse a área do participante no Edital relativo a sua inscrição e clique em recuperar senha.
Poderá ser realizada a impressão do boleto do boleto até a data estabelecida no Edital, bastando o Participante acessar a sua área individual.
O valor pago relativo à inscrição não será restituído, salvo se houver o cancelamento do processo de seleção, em que será programado o reembolso. Da mesma forma não poderá ser transferido a outro Participante, nem tampouco para outro processo de seleção posterior.
No momento da inscrição, o Participante poderá requerer atendimento especial, contudo somente será concedido caso seja cumprido o determinado no Edital Regulador.
São considerados documentos de identidade: As carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, o Passaporte, as Cédulas de Identidade fornecidas por Ordens e Conselhos de Classe, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), bem como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto.
Tendo em vista a necessidade de identificação civil dos Participantes, não apenas no ingresso nos locais de provas como também durante a realização da avaliação, e, em razão da proibição do uso de celulares e aparelhos eletrônicos, fica vedada a apresentação pelo candidato de identificação em meio eletrônico.
Caso o Participante esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização do Exame Escrito, documento de identidade original por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido, no máximo, trinta dias antes. Na ocasião, será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio.
O Participante deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início.
O Participante deve comparecer munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e do documento de identidade original.
Prezando pela segurança do certame, não será possível que o Participante leve o caderno de prova, mas na mesma data da realização da prova objetiva ele será disponibilizado.
Sob pena de ser eliminado do processo de seleção, antes de entrar na sala de provas, o participante deverá guardar, em embalagem porta-objetos fornecida pela equipe de aplicação, obrigatoriamente desligados e com alarmes desativados, telefone celular e qualquer outro equipamento eletrônico.
O Participante será eliminado do processo de seleção caso o seu telefone celular ou qualquer equipamento eletrônico entre em funcionamento, mesmo sem a sua interferência direta, durante a realização das provas.
O Participante deverá enviar e-mail para o endereço eletrônico: contato@resmedceara.ufc.br.
Sim. Ao realizar a inscrição, o Participante deverá apontar a data da colação de grau no sistema, contudo, é obrigatório que no dia 28 ou 29 de fevereiro de 2024, todas as condições de habilitação estejam regularizadas para o início do Programa, o qual se dará no dia 01 de março de 2024.
O Participante poderá realizar uma pré-matrícula, a qual ficará suspensa até a regularização das condições exigidas (item 2.2.1 do Edital), que não poderá ultrapassar a data de 28 ou 29 de fevereiro de 2024, haja vista o que dispõe a Resolução nº 17, de 21 de dezembro de 2021, da Comissão Nacional de Residência Médica. Vejamos:
Art. 38. Todos os Programas de Residência Médica deverão iniciar suas atividades no dia 1 (um) do mês de março e serem concluídos no último dia do mês de fevereiro do ano de encerramento do Programa, conforme legislação vigente.

Assim, o Participante, ao realizar a pré-matrícula, deverá apresentar Declaração da Instituição que está cursando a graduação, com previsão de conclusão (colação de grau) até, no máximo, dia 28/02/2024.

Para a finalização (confirmação da matrícula), o Participante deverá entregar a Declaração da conclusão da graduação e o Documento que comprova a inscrição junto ao Conselho Regional de Medicina, até a data limite de 29/02/2024, sob pena de a vaga ser devolvida ao certame e a sua disponibilização a outro participante.