PSU-RESMED/CE – 2017 oferta 84 vagas para Medicina de Família e Comunidade

O processo seletivo organizado pela Ares está disponibilizando 84 vagas para Medicina de Família e Comunidade, especialidade médica caracterizada pela atenção integral à saúde e por considerar a inserção do paciente na família e na comunidade. O médico de família e comunidade tem atuação na Atenção Primária à Saúde, ou seja, inicia um vínculo com seus pacientes antes mesmo deles adoecerem, e quando esses sentirem algo deve ser o primeiro médico a ser consultado. A atuação do profissional é voltada, principalmente, para a promoção da saúde, prevenção de doenças e diagnóstico precoce.

Entre as vantagens de tornar-se um médico de Família e Comunidade estão: a pontuação adicional de 10% nos processos seletivos de residência, conforme decisão da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), para o residente que ingressou, a partir de 2015, na RMFC e concluir os dois anos do programa. Desde março de 2016, o residente que ingressar na RMFC e se inscrever em um curso de formação de preceptores, parte do Plano Nacional de Formação de Preceptores, com duração de dois anos recebe, enquanto cursar, uma bolsa mensal de R$ 2.500 (trata-se de outra bolsa, diferente daquela da residência que, em 2016, será de R$ 3.330), muitos programas de RMFC têm formatos nos quais os proponentes do programa complementam a bolsa, garantindo uma remuneração que, no total, chega ao dobro ou mesmo ao triplo do valor da Bolsa de residência.

Com um importante aumento de vagas de RMFC e vários programas em novas cidades que antes não contavam com essa formação, tornou-se possível realizar a residência mais próxima do seu local de atuação.